quarta-feira, 4 de agosto de 2010

À gosto. De quem?


Para atravessar agosto é preciso antes de mais nada paciência e fé. Paciência para cruzar os dias sem se deixar esmagar por eles, mesmo que nada aconteça de mau; fé para estar seguro, o tempo todo, que chegará setembro- e também certa não-fé, para não ligar a mínima às negras lendas deste mês de cachorro louco. É preciso quem sabe ficar-se distraído, inconsciente de que é agosto...
...
Para atravessar agosto também é necessário reaprender a dormir, dormir muito, com gosto, sem comprimidos, de preferência também sem sonhos. São incontroláveis os sonhos de agosto: se bons, deixam a vontade impossível de morar neles, se maus, fica a suspeita de sinistros angúrios, premonições.
...
Para atravessar agosto ter um amor seria importante, mas se você não conseguiu, se a vida não deu, ou ele partiu- sem o menor pudor, invente um. Pode ser Natália Lage, Antonio Banderas, Sharon Stone, Robocop, o carteiro, a caixa do banco, o seu dentista. Remoto ou acessível, que você possa pensar nesse amor nas noites de agosto.
...
Não lembrar dos que se foram, não desejar o que não se tem e talvez nem se terá, não discutir, nem vingar-se, e temperar tudo isso com chás de preferência ingleses, cristais de gengibre, gotas de codeína, se a barra pesar, vinhos, conhaques-tudo isso ajuda a atravessar agosto.
...
Mas para atravessar agosto, pensei agora, é preciso principalmente não se deter de mais no tema. Mudar de assunto, digitar rápido o ponto final...
Caio Fernando Abreu

Um comentário:

  1. Mesmo que seja eu

    Sei que você fez os seus castelos
    E sonhou ser salva do dragão
    Desilusão meu bem
    Quando acordou estava sem ninguém
    Sozinha no silêncio do seu quarto
    Procura a espada do seu salvador
    Que no sonho se desespera
    Jamais vai poder livrar você da fera
    Da solidão
    Com a força do meu canto
    Esquento o seu quarto pra secar seu pranto
    Aumenta o rádio me dê a mão
    Filosofia é poesia é o que dizia a minha vó
    Antes mal acompanhada do que só
    Você precisa de um homem pra chamar de seu
    Mesmo que esse homem seja eu
    Um homem prá chamar de seu

    ( hahaha essa música é a nossa cara e nós somos a cara de agosto)


    Agosto por ser assim é bom para pensar, talvez por que ele própri com todos os seus tons nos faça pensar. Ao contrário de aceitar as predições o bom é enfrentar, vou enfrentar agosto com gosto, quero saber se eu bater de frente ele vai voltar todos os anos assim como quem reina.

    Mas aí vem outros agostos e percebo que o gosto de cada um me toma o paladar e revira minha vida, sempre. Gosto do agosto manchado desses gostos peculiares que espero inconscientemente todos os anos. Então que venham e que eu os multiplique em gostos distintos e desfeitos.


    P.s. Escrito de uma vez


    P.S 2n Fiz pra você mas vou despetalar essa flor no meu girassol

    ResponderExcluir

Expressões